| Muita história... |

A 18 de maio de 1962, nasceu o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira, fiel representante da região de Coimbra.

Tem por base, uma série de recolhas de cantigas, danças, trajes, tradições, usos e costumes caracteristicos da região onde se insere, do final do século XIX e princípios do século XX, que se mantêm vivos graças ao seu trabalho de recolha, preservação e divulgação.

Entre os trajes que exibe, destacamos as Lavadeiras, as Vendedeiras, a Pastora do Carvalho, os Trabalhadores Agrícolas, o Marchante, os Romeiros, os Noivos e as Tricanas de Coimbra.

Primeiro desfile do G.F. Casa do Povo de Ceira

Reconstitui, com frequência, a "Barrela da Roupa", o "Canto das Almas", o "Descante da Noiva", os jogos tradicionais, as "Fogueiras dos Santos Populares" e algumas romarias da sua região. Reconstituiu, também, a "Sarração da Velha" e "As Pulhas".

Registou em video e fotografia a "Barrela", "O Canto das Almas", o "Ciclo do Milho", a "Descamisada", o "Descante da Noiva", a "Matança do Porco" e algumas curas e rezas.

Tem editado discos, cassetes e CD's.

Antiga atuação do G.F. Casa do Povo de Ceira

Tem levado as suas danças e cantares a todo o país e ao estrangeiro, tendo atuado em muitos e grandes festivais na Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália, República Checa e Roménia.

Antigo desfile do G.F. Casa do Povo de Ceira